quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ídolos do Clube

Confira alguns dos grandes atletas que o Esporte Clube Jardim Casqueiro revelou para o mundo.

Pita, o Edivaldo de Oliveira Chaves, nasceu no dia 04 de julho de 1958 no Rio de Janeiro. É campeão paulista de 1978 (pelo Santos) de 1985 e 1987 (pelo São Paulo). Ainda pelo Tricolor, Pita foi importante na conquista do Brasileirão de 86, chegando até a marcar um gol na final contra o Guarani (empate por 3 a 3 no tempo normal e prorrogação). No São Paulo, atuou em 247 partidas (115 vitórias, 84 empates, 48 derrotas) e marcou 46 gols, esses são números revelados pelo "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa.
Ele jogou também no futebol francês.
Apesar de muitos o acharem parecido com Michel Platini, Pita não conseguiu se destacar tanto no país do grande camisa 10 francês. Jogou pelo Racing de Estrarburgo de 87 a 89 e retornou ao futebol brasileiro. Pita defendeu o Guarani, de 89 e 90, e depois foi jogar no Nagoya Grampus, do Japão, onde ficou de 90 a 93. Encerrou a carreira na Internacional de Limeira em 94.

Quando se destacou jogando pelo Santos, no início da década de 90, Axel impressionava. Era um volante que conseguiu aliar muita raça com uma técnica apurada, realmente acima da média. Ele conseguiu manter uma boa regularidade durante seus anos de Peixe, sendo apontado como uma das boas novidades da equipe santista.
O problema é que Axel não conseguiu evoluir tanto quanto seu futebol indicava. No Tricolor a partir de 1994, ele até que teve um bom desempenho no início, mas acabou caindo de produção.
Começo, então, a ser emprestado pelo São Paulo para diversas equipes, retornando para atuar pelo Tricolor em algumas temporadas. Sua boa participação no Atlético-PR, que se classificou para a Libertadores, o ajudou a conquistar um lugar no time de Levir Culpi.
Mas suas atuações não chegam aos pés do que costumava mostrar nos tempos de Santos. Hoje Axel tem mais maturidade, mas não demonstra a segurança de anos atrás e não consegue ser um titular indiscutível da equipe.
Aos 38 anos, depois de uma passagem de 20 dias pelo Santacruzense, da terceira divisão do futebol paulista, o volante decidiu pendurar as chuteiras.
E em 2008 Axel e o Santos Futebol Clube conquistaram o primeiro campeonato brasileiro de showball com ele sendo o melhor jogador do torneio.

Nenhum comentário: